Vale anuncia investimento de seis milhões de reais em laboratórios técnicos do Iema

2 de julho de 2019

Na tarde desta terça-feira (02), a empresa Vale assinou o convênio com o Governo do Maranhão que garante investimento de R$ 6 milhões na implantação de 12 laboratórios técnicos nas unidades plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) do Itaqui-Bacanga, São Luís e Santa Inês. O investimento no Iema faz parte do pacto Estadual pela Aprendizagem e vai beneficiar 24 municípios do estado com a construção de escolas, reformas e ampliações, alfabetização, etc.

Com o fomento, a unidade plena do Itaqui-Bacanga terá laboratórios de eletroeletrônica e instalações elétricas, mecânica, solda, vulcanização, instrumentação e ferramentas, segurança do trabalho e eletrotécnica. A unidade plena de Santa Inês terá laboratório de agricultura orgânica e informática. E a unidade plena de São Luís/Centro terá laboratório de informática e áudio e vídeo.

Para o diretor-executivo de Sustentabilidade e Relações Institucionais, Luiz Eduardo Osorio, a parceria contribui com o desenvolvimento do estado. “É uma parceria que já está em andamento e nós temos muito orgulho. Educação é o futuro do Brasil, como bem disse o governador, a Vale está aqui mais uma vez para anunciar mais investimento na melhoria da educação do Maranhão e estamos muito felizes porque isso não só contribui com o desenvolvimento do próprio estado como para a melhoria da educação das nossas crianças daqui do Maranhão”, disse.

Durante sua fala na solenidade de assinatura do convênio com a Vale, o governador Flávio Dino destacou os programas voltados para a educação como o maior legado para a juventude maranhense. “A maior obra que nós podemos deixar não é feita de asfalto, concreto e de aço, é feita de gente. É alavancar e qualificar a educação das escolas do Maranhão, por isso agradeço à Vale que já nos ajuda, e hoje anuncia nova parceria na construção, reforma e ampliação de oito escolas no estado”, concluiu agradecendo.

“Essa é a segunda parceria que o Iema firma com a Vale e agora vai equipar 12 laboratórios técnicos das nossas unidades plenas do Itaqui-Bacanga, São Luís e Santa Inês. Isso vai permitir que nós possamos qualificar a juventude do Maranhão para ao século XXI. É uma grande alegria e um grande orgulho para o Iema continuar essa parceria”, disse o reitor do Instituto, Jhonatan Almada, lembrando que a Vale já é parceira do Iema desde a implantação da unidade plena do Itaqui-Bacanga, que foi concebida a partir de um prédio cedido pela Vale.

Além disso, a empresa multinacional contribui com na formação dos alunos dos cursos técnicos em portos, vulcanização e mineração, e investiu na implantação do primeiro FabLab, espaço maker do Iema localizado na UP Itaqui-Bacanga.

Ryan Gleyton é aluno da unidade plena do Itaqui-Bacanga e acha que os jovens precisam de oportunidades como as que o governo do estado e a Vale oferecem no Iema. “Essa oportunidade que a Vale está proporcionando juntamente com o governo do Maranhão vai beneficiar a todos nós estudantes”, disse Ryan, que também esteve no evento.