Visitações e premiações marcam participação do Iema na SNCT

26 de outubro de 2019

SNCT 25 - RICCARDO OTAVIO (3)O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) encerrou sua participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do estado como uma das instituições de ensino que mais receberam visitas em seu estande. Foram três dias de intensa movimentação, troca de conhecimento e aprendizado. De acordo com informações da Diretoria de Ensino do Instituto (Diren), entre pôsteres e mostras científicas, mais de 40 trabalhos foram apresentados por estudantes das unidades plenas de Axixá, Coroatá e São Luís (UP Centro, Bacelar Portela e Itaqui-Bacanga).

Esta é a quarta participação do Iema – a escola foi criada em 2015 – na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Na opinião do reitor do Instituto, Jhonatan Almada, essa foi uma das maiores participações da escola de ensino médio e técnico de tempo integral do Maranhão em edições da SNCT. “Foi bem positiva a participação do Iema porque possibilitou que nossos estudantes pudessem divulgar suas pesquisas, apresentar seus trabalhos e mostrar para a sociedade o que estamos fazendo com o recurso público que é aplicado no Iema.”

Para o reitor, a ciência e tecnologia e novação não pode estar separada da educação. Almada afirma que não existe educação sem ciência, mas sim que estão correlacionadas e alinhadas. Jhonatan explicou que isso é inerente ao trabalho do Iema e está em seu modelo institucional. “A gente faz de fato educação profissional, científica e tecnológica com o objetivo de que os nossos estudantes consigam desenvolver sua autonomia, sua capacidade e competência técnica e o senso de cidadania.”

Apresentações culturais também fizeram parte da participação do Iema, como é o caso da unidade plena de Coroatá, de onde um grupo de alunos apresentou a peça “Missão de Jasmim”. Vanderson da Silva Cruz, do curso técnico em zootecnia, conta que, além do cunho humorístico, a peça tem cunho crítico porque alguns dos personagens – Ambiente, Preservação, Ecologia, Consumismo… – induzem a plateia a pensar como está tratando o mundo. “A mensagem que procuramos deixar é essa: quem é o ambiente para nós, o que estamos fazendo com ele? Tudo isso até mesmo para que ele revigore as nossas forças e sempre mais seja preservado”, disse Vanderson.

Na Semana, o Iema lançou sua “Cartilha de orientação em saúde mental” e o livro “Guarnicendo uma nova geração: o protagonismo juvenil do Iema”, do professor Raimundo Palhano. Sorteios de livros e a visita do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, marcaram a tarde desta sexta-feira, último dia da SNCT, realizada na Casa do Maranhão. Brandão conversou com o reitor Jhonatan Almada e elogiou a participação do Iema.

PREMIAÇÃO

BenO Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão é um dos premiados da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão. O Iema ficou em primeiro lugar na área do conhecimento Ciências agrárias, na categoria mostra científica, com o projeto de reutilização da água de aparelho de ar-condicionado para a aplicação em jardinagem no Iema UP São Luís por método inovador via bluetooth. Outra conquista foi o segundo lugar na área de Ciências Humanas na categoria mostra científica com o trabalho “Sala temática afro com ciência”.

Na área do conhecimento Ciências sociais aplicadas, na categoria pôster, conquistou o segundo lugar com o trabalho intitulado “A bioeconomia e os direitos humanos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado”, e o terceiro lugar com o trabalho “Desenvolvimento de aplicativo para pagamentos de contas de pessoas desbancarizadas no município de Coroatá – CTA Fácil”. “O CTA Fácil tem o intuito de resolver o problema das filas longas em nossa cidade. Com ele ninguém vai precisar ficar em fila, basta entrar no aplicativo e agendar o seu horário. A ideia é contribuir com a saúde e o bem-estar do cidadão, cumprindo com um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, explica o estudante Matheus Fernandes da UP Coroatá.